"Um sacerdote

que serviu de joelhos"

José Gualandi nasceu na cidade de Bolonha (Itália) em 9 de junho de 1826 em uma família profundamente cristã. Desde a infância dava sinais de grande virtude, aprendida na escola dos pais, que foram os primeiros sustentadores da especial vocação do filho.

Estudou no seminário diocesano onde conseguiu a láurea em Teologia, em Direito civil e canônico, frequentando também a Academia de Belas Artes. Depois de intensa preparação espiritual foi ordenado sacerdote e o seu coração aspirava a uma vida missionária entre os pagãos. Em 08 de julho de 1849, celebrando-se na Igreja da Santíssima Trindade a festa do Coração Imaculado de Maria, comovido pela presença de uma surda que se encontrava entre as crianças que faziam a Primeira Eucaristia, conheceu a vontade de Deus a seu respeito e o campo de seu trabalho apostólico foi sinalizado. Pouco tempo depois, iniciou a educação de Luiggi Negrini, primeiro surdo encontrado na cidade, e em 1850 deu início ao primeiro Instituto para surdos.

No ano de 1852, o seu irmão Pe. Cesare Gualandi se associa a ele na Missão em favor dos surdos. Juntos se dedicaram ao estudo da Pedagogia especial e sentem no coração a ânsia de evangelizar o maior número de surdos, que viviam isolados e sem nenhum auxílio.

Na resposta ao chamado de Deus, padre José descobriu possibilidades sempre mais amplas para uma doação generosa e total realizando o programa de vida por ele repetidamente enunciado: “Deus me quer santo! Ou bom padre ou morrer!”. Assim, ele viveu com um carisma todo próprio à aventura do chamado a investir tudo para educação civil, moral e religiosa dos surdos: esses formaram a sua família, a sua ocupação, a sua vida. E assim o foi desde a primeira inspiração (08 de julho de 1849) até o momento de sua partida deste mundo em 14 de julho de 1907.

Apóstolo

dos Surdos

Ser missionário era o seu grande sonho! Levar o Evangelho a terras distantes era o seu ideal. E foi justamente Nossa Senhora a mudar suas perspectivas, preparando-lhe uma missão que se quer, algum dia havia imaginado: o trabalho de evangelização dos surdos.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Rua Comandante Carlos Alberto, 222

Jardim Caravelle - CEP 86039-150

(43) 3337-6625

Londrina - Paraná

VERMELHO.png