Uma

Igreja para

os Surdos

A primeira Igreja Católica para surdos do mundo foi projetada pelo arquiteto londrinense Luiggi Guanezzi e começou a ser construída em 2012. A Pequena Missão para Surdos após 30 anos celebrando numa garagem vê o sonho de uma Igreja pensada e projetada para acolher os surdos sendo realizado.

Além da parte litúrgica e espiritual, através dos encontros e missas interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a Igreja foi pensada para suprir a necessidade eclesial do surdo. Desde a iluminação que valoriza e chama a atenção para os espaços litúrgicos como o altar e a mesa da Palavra, o piso vibratório ajudará o surdo a perceber através da vibração dos instrumentos musicas, o ritmo dos cantos da missa.

O vidro e o concreto materializam o conceito da obra: “O vidro, usado na fachada, é a leveza, a porta de entrada, aquela que atrai para dentro. E, ao entrar, no interior, temos o concreto, que é a massa bruta e simboliza a introspecção, o lado espiritual. Com este conceito, a arquitetura também leva a experiência da vida do surdo, que possui a limitação auditiva, mas que expande o seu sentido espiritual” (Revista Effatà, maio de 2018).

O surdo após celebrar a fé, ao sair da Igreja encontra uma grande janela que o projeta para o mundo. Com este dinamismo, os fiéis são convidados a sair do barulho e da dispersão do mundo para entrar no silêncio, presença e encontro com Deus, para depois voltar ao mundo como testemunha de Cristo Ressuscitado que faz superar todas as barreiras, divisões e obstáculos.

Para quem olha a fachada de vidro da Igreja, logo percebe o céu refletido e no meio a grande porta que convida para entrar. Segundo antiquíssima ladainha, Nossa Senhora é invocada como Porta do Céu. Com este olhar, Nossa Senhora do Silêncio é a mãe que intercede e trabalha para que Jesus seja querido e amado por todas as pessoas.

Uma obra

que cresce no

Silêncio

Quando olhamos para nossa igreja, percebemos que muito já foi construído até aqui, tudo por meio da Misericórdia de Deus, dos cuidados de Maria e, claro, dos inúmeros benfeitores que aqui depositaram sua oferta. Por todos esses benefícios somos imensamente gratos. Os surdos,  primeiros a beberem dessa graça, são profundamente gratos.

Reconhecendo que aqui é um lugar de encontro com o Coração Misericordioso de Jesus, não cessamos de buscar as melhores acomodações para os filhos que aqui buscam os cuidados para a alma. Por isso, as obras continuam conforme o coração e a generosidade de quem passa por aqui disposto a contribuir não só para a obra material, mas também espiritual.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Rua Comandante Carlos Alberto, 222

Jardim Caravelle - CEP 86039-150

(43) 3337-6625

Londrina - Paraná

VERMELHO.png