O exemplo da abelha para os nossos dias


No silêncio do seu trabalho, quase imperceptível devido às nossas ocupações, a abelha pavimenta um caminho de prosperidade e desenvolve um ambiente propício à nossa existência.


Não a notamos com facilidade, tão pequena e discreta acaba passando por nós, pelos nossos jardins e florestas, sem chamar a atenção. Em sua humildade, esta pequena criatura vai levando vida em cada parada que faz, afinal, o transporte de pólen feito por ela proporciona a fecundação das flores, desenvolvendo frutos e sementes.


E assim a vida continua. A floresta se renova, nosso jardim se refaz. As cores surgem e enchem nossos olhos. Os frutos nascem, crescem e são doces ao nosso paladar.

Essencial para a vida do planeta, a pequena abelha não reclama as glórias para si. Teria direito pelo imenso serviço que presta, mas ela prefere o silêncio. Sua única resposta é mais trabalho.


Incansável, repete todos os dias o mesmo procedimento.


A pequena criaturinha, vista por muitos como insignificante, comprometeria a vida do planeta se resolvesse não sair mais de sua colmeia. Mas ela só para quando a ação humana prejudica o seu trabalho.

E assim ela se torna um exemplo para nós, que constantemente perseguimos glória e riquezas.


Pouco fazemos e, no entanto, nos achamos merecedores de honra. Com facilidade esquecemos das palavras de Jesus. “... De forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (Lc 6,4).


Mas ainda podemos analisar por um outro olhar, ao daqueles que se julgam sem valor. Como num processo inverso, se escondem e não acreditam em sua importância, ignorando que o Criador o chama para uma vida plena.


Sob desculpas e justificativas questionáveis, apontam outros tantos como sendo melhores, mais inteligentes, mais esperto e úteis, enquanto baixam suas cabeças e se entregam a tristeza. Também a esses o exemplo da abelha é bem-vindo.


Ela é pequena e aparentemente frágil, mas se torna mais forte quando está unida à sua colmeia e acredita firmemente em seu propósito. O tempo que lhe é dado de vida é investido para o bem das outras abelhas e do planeta.


Ainda que passe despercebida aos nossos olhos e não tenha o reconhecimento merecido, a abelha continua com paciência em seu trabalho. É como se pudesse compreender o que realmente importa. Não é pela glória. É simplesmente pelo fazer prosperar da vida.

FAÇA PARTE DA NOSSA MISSÃO

Cadastre-se em nossa lista

de e-mail e receba todos os conteúdos

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Rua Comandante Carlos Alberto, 222

Jardim Caravelle - CEP 86039-150

(43) 3337-6625

Londrina - Paraná

VERMELHO.png