Padre José Gualandi, uma vida marcada pelo agir sútil e singelo de Deus



O chamado e a vida do padre José Gualandi são para nós um sinal do gesto singelo de um Deus que age com sutileza e amor. Já no começo de sua missão podemos notar com quais cuidados o Senhor o cercou quando lhe foi removido o véu da dúvida a respeito dos caminhos que gostaria de seguir.


Gualandi sonhava em ser missionário em terras longínquas. Queria anunciar o Evangelho para povos que até então nunca haviam tido contato com o nome de Jesus. Estava disposto a abraçar estes desafios com coragem e determinação invejáveis. Mas Deus pensa diferente e se utilizou das virtudes daquele jovem padre para chegar em corações ainda mais distantes.


E poderíamos imaginar que a manobra para reconduzir o coração de José deveria ser grande, devido ao seu espírito decidido. Mas Deus não encontrou resistência, pelo contrário, bastou uma oportunidade sútil e silenciosa. Eis aqui um ensinamento para nós, tão cheios de convicções: é do abandono nas mãos do Senhor que devemos nos servir, Ele é quem melhor sabe onde nossos dons, doados por Ele mesmo, darão frutos.


A oportunidade sútil e silenciosa veio em uma celebração quando o padre José nota que entre algumas moças que faziam a primeira comunhão, uma destoava das demais pelo tamanho e pela dificuldade que tinha de se portar como as outras. Ao final da celebração, seu coração inquieto não perde tempo em buscar respostas para a cena que assistiu.

Informam a ele que se trata de uma surda. Talvez de tantas respostas que recebeu em vida, nenhuma superou a importância daquela, pois trouxe ao chão tudo o que ele havia pensado e planejado para sua vida. Deus pensa diferente e a abertura do jovem sacerdote para a vontade Daquele que o chamou permitiu que tivesse a sensibilidade de entender o que seu mestre lhe pedia.


Não tomou navios, não cruzou oceanos, não desembarcou em ilhas como havia planejado e no entanto fez uma viagem muito mais intensa. E assim, como do alto de uma embarcação, viu Gualandi sua terra de missão e descobriu o coração dos surdos.

FAÇA PARTE DA NOSSA MISSÃO

Cadastre-se em nossa lista

de e-mail e receba todos os conteúdos

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Rua Comandante Carlos Alberto, 222

Jardim Caravelle - CEP 86039-150

(43) 3337-6625

Londrina - Paraná

VERMELHO.png